Cuidados que você precisa ter com seu cavalo

Os cavalos são muito versáteis, pois podem ser utilizado desde a lida diária, na tração, como também no esporte, lazer, terapias, entre outros segmentos. Por serem muito inteligentes os cavalos se tornaram essenciais na vida de muitos.

Foto Boots Horse

Você sabe quais cuidados básicos seu cavalo precisa?

Alimentação:

Os cavalos são animais herbívoros e precisam de uma dieta balanceada rica em fibras, como feno, ração, suplementos e frutas, para estimular o intestino e evitar cólicas.

É recomendável que o animal consuma de 1,5 a 3% do seu peso vivo por dia, mantendo uma rotina nos horários de fornecimento de alimentos, entre quatro e cinco porções (3x feno e 2x ração), procure oferecer sempre no mesmo horário. Esse tipo de manejo pode ser um pouco mais trabalhoso, mas irá evitar possíveis disfunções no comportamento e na saúde de seu animal.

Por viverem em meio a natureza, os cavalos entram em contato com diferentes espécies de plantas e flores. Com isso, podem acabar ingerindo algo que são tóxicos, causando cólicas, complicações e outros problemas que podem afetar vários sistemas no organismo.

Portanto, é importante conhecer e identificar possíveis sinais de intoxicação pelo comportamento do animal para tratá-lo adequadamente.

Mundo escola

Alguns dos sintomas observados em casos de intoxicação por plantas são:

  • Perda da coordenação motora;
  • Salivação excessiva;
  • Apatia;
  • Sonolência;
  • Perda de apetite;
  • Erupções cutâneas;
  • Cólicas abdominais;
  • Diarreias.

Os sinais clínicos variam de acordo com a espécie e a quantidade de planta ingerida. Procure um médico-veterinário para que o animal seja examinado, diagnosticado e tratado o mais rápido possível.

Plantas e alimentos contraindicados para cavalos:

As batatas, tomates e berinjelas podem causar diversos problemas para os equinos, principalmente quando cruas ou ingeridas em grandes quantidades. Eles possuem solanina, uma substância que atua como fungicida, que em altas doses pode intoxicar o organismo do animal.

Batata
Tomate
Berinjela

A Phytolacca americana, nome comum caruru do campo, é uma planta tóxica tanto para humanos, quanto para cavalos, pois todas as partes da planta contêm toxinas (especialmente as sementes e raízes). Os animais que ingerirem em grandes porções podem sofrer de fraqueza, cólicas abdominais, irritações na pele e convulsões.

Alzaleia são arbustos com grandes florações das mais diversas cores. Contém uma substância que pode causar graves problemas digestivos e cardíacos em cavalos.

A Oleandro Rosa é muito utilizada para decorar jardins e espaços abertos por conta das suas grandes flores rosas ou avermelhadas. É uma planta que possui componentes tóxicos que pode causar dor abdominal, diarreia, cólicas, entre outros sinais nos equinos, podendo até levar a morte.

A espécie Lantana Camara costuma se desenvolver rapidamente nas pastagens, principalmente no período de chuvas. São formadas por várias flores com colorações diferentes, que variam de rosa, alaranjado, branco e amarelo. Sua ingestão prejudica o fígado do animal.

Hidratação:

A água também influencia muito o sistema digestivo dos cavalos. O animal perde muita água e sais minerais pelo suor, nunca o deixe por um longo período de tempo sem acesso a água limpa.

Dentes:

É comum cavalos que estão com problemas nos dentes apresentarem dificuldade para comer e consequentemente sofrem com a perda de peso. Fique atento se o seu cavalo está com dificuldade de mastigar ou no uso de embocaduras.

Os cavalos também podem sofrer com ferimentos na boca causadas por dentes quebrados que deixam pontas agudas, causando lesões que podem causar infecções.

Casco:

Os cascos merecem atenção especial, pois o animal tem contato direto com o solo.

O casqueamento e ferrageamento têm grande influência na saúde do cavalo, pois afeta a parte externa e interna do casco e sistema locomotor, além de auxiliar na manutenção do equilíbrio e proporções do casco. O procedimento favorece o movimento adequado e as funções normais do membro.

O que é casqueamento e ferrageamento?

Casquear significa limpar e aparar as partes do casco que crescem, otimizando a biomecânica do membro, trazendo melhor equilíbrio no apoio. ⠀

O ferrageamento consiste na colocação das ferraduras, que garantem a proteção dos cascos e corrigem problemas de aprumos e outros de ordem interna.

Cascos bem equilibrados e sadios influenciam positivamente no bem-estar e desempenho.

Em animais livres na natureza o desgaste do casco ocorre de uma forma natural, não sendo necessário o casqueamento com tanta frequência, deve ser realizado a cada quatro ou seis semanas, esse intervalo também é válido para animais não ferrageados. Já em equinos confinados, o ideal é que este procedimento seja realizado a cada 30 dias.

As práticas inadequadas tanto de casqueamento quanto de ferrageamento podem provocar dor e desconforto. Cascos desbalanceados podem causar desequilíbrios e sobrecargas, muitas vezes em articulações, músculos e tendões, podendo chegar até a coluna vertebral.

Outro aspecto a ser considerado é a idade dos animais. Qualquer tentativa de correção propriamente dita deve ser feita antes dos 9 meses de idade, pois nesta idade, inicia-se o processo de fechamento das placas de crescimento ósseo.

Criação de Cavalo

Além dos cuidados básicos, você também precisa se preocupar com a higiene e a saúde do animal:

É importante estabelecer uma rotina para esses animais, pois assim é possível diminuir o estresse e ansiedade, além de manter o animal com um bom condicionamento físico.

Você deve limpar as orelhas e os olhos com cuidado e regularidade, usando produtos específicos para equinos e evite produtos que possam irritar a pele ou os olhos.

Os animais devem receber vacinas e vermífugos periodicamente, seguindo as orientações do veterinário.

É essencial fazer exames para prevenir ou detectar doenças.

Os animais devem ter um local adequado para descansar, com sombra, ventilação e espaço suficiente para se movimentar.

É recomendável escovar diariamente a pelagem dos cavalos para remover o suor, a poeira e os parasitas da pelagem.

Freepik

Por fim, mas não menos importante:


Os cavalos são animais sociais e inteligentes, que precisam de atenção e afeto. Brinque com o seu cavalo, faça carícias, elogie e recompense os bons comportamentos. Assim você irá estabelecer uma boa relação de confiança e respeito mútuo.

Foto Freepik
Freepik
Freepik

Curiosidade sobre os cavalos:

Você sabe por que os cavalos dormem em pé?

Na natureza os cavalos são presas, por isso o instinto de fuga está em seu DNA. O ato de dormir em pé facilita a fuga de seus predadores. Mas isso não significa que os cavalos não deitam!

Você já viu o cavalo de pé com os olhos fechados? Essa é a fase inicial do sono, o famoso ‘’cochilo’’. Eles se permitem descansar e relaxar, mas só fazem isso somente quando estão se sentindo seguros.

Eles também dormem profundamente, entretanto, alternando em pequenos momentos de sono, voltando ao estado de alerta. Quando somados totalizam cerca de 3 horas de sono profundo, principalmente durante o período noturno.

Os cavalos são animais gregários, e não descansam todos ao mesmo tempo. Desta forma sempre há um animal alerta, servindo como vigia para o grupo.

Como os cavalos conseguem dormir em pé?

A própria anatomia do cavalo colabora para que ele consiga dormir de pé. Para dormir, eles travam os tendões e os músculos. Os ligamentos especiais, chamados suspensores do boleto, são capazes de fixar as articulações das pernas, impedindo-as de se dobrarem enquanto estão dormindo.

Assim como nós, se o cavalo não desfrutar da quantidade e

A falta da qualidade de sono pode decorrer em alterações fisiológicas hormonais, desempenho motor e cognitivo, favorece a fadiga e a queda na imunidade, entre outras consequências.

Desta forma é importante prezar pelo tamanho da baía e de piquete, ofertar ambiente de competição confortável para ele descansar e é primordial pensar no manejo dos cavalos, pois também influencia no sono deles.

SUBIR